WebTV

Web Rádio Mult Mania - Rádio e Cultura de Mãos dadas

27 de março de 2010

Célio Turino pode estar na inauguração do Ponto de Cultura da Mult

O "pai dos pontos de Cultura foi convidade pela Multiplicando Talentos para estar na inauguraçao oficial do Ponto de Cultura em Criciúma, autor do livro  Pontos de Cultura.
Célio Turino é indaiatubano, mas criou-se em Campinas. É graduado e mestre em História pela Unicamp e há mais de 20 anos é servidor público (costuma dizer que é “aquele que serve, não se serve”). Foi secretário Municipal de Cultura de Campinas de 1990 a 1992 e ali criou as bases do que se tornaria o Programa Cultura Viva:
 as Casas de Cultura. Outro projeto seu que se iniciou em Campinas e tornou-se política pública nacional no Ministério dos Esportes na atual gestão: o Recreio nas Férias. Foi também diretor do Departamento de Programas de Lazer na Secretaria de Esportes, na gestão Marta Suplicy. Ali criou o Viva São Paulo, baseado na promoção da apropriação pública da cidade pelo lazer. Daí veio o convite para integrar a então Secretaria de Programas e Projetos Culturais do Ministério da Cultura, ainda sob a gestão Gilberto Gil. O Cultura Viva foi escrito em duas noites, em seu lap top, em um quarto de hotel, onde toda essa experiência foi utilizada para compor este que é um dos mais revolucionários programas de cultura jamais feitos, a ponto de a América Latina estudá-lo para ser implementado como política pública para todo o continente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário