WebTV

Web Rádio Mult Mania - Rádio e Cultura de Mãos dadas

30 de setembro de 2011

Internos do Casep produzem videoclipe musical


Em menos de um mês de atividade, o projeto “CineMultCriativa - A realidade que ninguém vê, já colhe resultados. Dez adolescentes, do Centro de Atendimento Sócioeducativo Provisório (Casep) de Criciúma, produzem um videoclipe musical. 

O grupo compôs a letra da música, montou o roteiro e iniciou as filmagens.  A edição e gravação será realizada no Casep, com os equipamentos do estúdio da Multiplicando Talentos, que serão deslocados para a unidade. Esta parte do trabalho será feita com o acompanhamento e a orientação de profissionais da entidade. O clip terá de três a cinco minutos de duração.
A música foi composta como atividade do projeto. A letra aborda a visão do interno no Casep, o que eles sentem, pensam, o desejo da ressocialização, de não entrar novamente no mundo do crime. “Foi uma surpresa a assimilação tão rápida do conteúdo, o desenvolvimento com a filmadora e a desinibição em frente à câmera. Eles se envolveram e produziram sozinhos, fora da sala de aula. Não havia dado prazo para a execução. Em uma semana, eles criaram a letra da música”, conta o coordenador do projeto, Leandro Fonseca.

Segundo o coordenador, os adolescentes tiveram aula teórica e prática; assistiram a filmes como “Falcão menino do tráfico”, “Favela Rising” e “Favela no ar”. Os documentários abordam o Rap nacional, depoimentos de pessoas que superaram os conflitos por meio da música. Durante os filmes são exibidos depoimentos de cantores de renomes do Rap. “É de se notar a empolgação dos meninos”, ressalta o coordenador. No Casep de Criciúma as aulas acontecem todas as segundas-feiras, pela manhã.
No Casep de Tubarão, os garotos produzem um documentário. A previsão é de que o roteiro fique pronto na próxima semana. Logo em seguida, serão iniciadas as gravações. Na unidade, também estão envolvidos 10 adolescentes. As aulas acontecem todas as terças-feiras, no período da manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário