WebTV

Web Rádio Mult Mania - Rádio e Cultura de Mãos dadas

11 de outubro de 2010

Seminário Sul CMDCA (Paraná, Santa catarina e Rio Grande do Sul)


SEMINARIO REGIONAL SUL (SC/RS/PR)

A Multiplicando Talentos participa do Seminário Regional Sul das Entidades Não Governamentais de Atendimento e Defesa das Crianças e Adolescentes. O evento acontece de 6 a 8 de outubro. Na ocasião toma posse na Equipe de Secretariado do Forum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.




No primeiro dia do Seminário Regional do Sul do Brasil (SC/RS) o debate foi sobre a conjuntura da situação da criança e do adolescente. O conferencista Rudá Ricci debateu questões sociais do processo histórico atual que nosso país passa.Segundo Rudá, a pobreza está diminuindo no Brasil, em contrapartida as desigualdades sociais estão aumentando, uma vez que a distância entre classes fica maior. Este crescimento rápido, em pouco mais de uma década é também acompanhado de valores conservadores e individualistas.


A diminuição da pobreza vem contribuindo para aumentar o consumo, se falando em crianças e adolescentes, propõe o desejo como necessidade criada, deixando de lado outros aspectos tão importantes para o desenvolvimento detes.

A reflexão destes e tantos outros pontos do contexto infanto-juvenil nos traz a questão de como lidar, representando aqui a sociedade civil, com tantas dificuldades ainda sendo inimigos de nós mesmos, na medida em que como pessoas que falham, deixamos uma articulação de lado, pensamos em prol de uma organização e não de uma causa, nos submetemos a terceirização e estatalização da sociedade civil.
A energia moral deve vir da sociedade civil. Fazer política, criar, monitorar resultados de direitos e políticas... Não deixemos morrer e resgatemos nossa alma, nosso amor à causa e nosso comprometimento!
Essa são algumas das idéias, debates e provocações da primeira noite do Seminário Regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário