WebTV

Web Rádio Mult Mania - Rádio e Cultura de Mãos dadas

4 de julho de 2009

O ARTISTA MOACIR CARDOSO TRANSFORMA SUCATA EM OBRAS DE ARTES



Com muita criatividade e dedicação o criciumense Moacir Cardoso transforma a sucata (que muitos descartariam jogando no lixo), em obras de artes. Com esta atitude, segundo Cardoso, pretende-se transmitir uma visão crítica do acesso restrito à cultura, conscientizarão para o uso de recicláveis no processo criativo e dar o exemplo da transformação da sucata na própria transformação do ser humano e ao fazer arte passar uma idéia de que é possível transformar o feio em belo, o inútil em útil, mostrar ao público que a SUCATA é reciclável, e sugerir que os seres humanos podem se renovar para um novo
mundo, com a experiência dos mais velhos, saindo assim do “ferro velho das almas”, viver sem preconceito ou exclusão social e todos mais felizes. Com a arte pretendemos incentivar a reciclagem com criatividade.

-Eu faço obras de arte com sucata, ou seja, esculturas que sugerem uma idéia como, por exemplo, O CRISTO DE ARAME FARPADO e ou que emitem som que são instrumentos musicais, relógios e caixinhas de músicas que podem ter uma utilidade além de expressar uma mensagem. Diz Moacir Cardoso.

A técnica é a reciclagem (sem alterar a forma do objeto), reaproveitamento de objetos de diversos materiais que não exercem mais a função inicial.

O artista está sendo contatado para apresentar palestras sobre a arte com reciclagem com o tema O SER HUMANO NO FERRO VELHO DAS ALMAS.” --lembrando que se com a sucata podemos sempre fazer algo de bom, com o ser humano que tem muito mais valor devemos sempre acreditar que há sempre uma solução. Tenho convites para expor em Universidades e em algumas escolas de Criciúma. Complementa Moacir.
Moacir Cardoso participou recentemente do Concurso Nacional “O ARTESÃO DO ANO”, no qual na categoria reciclagem ficou entre os três finalistas.

Para ver mais de suas obras entre no site www.moacircardoso.com

3 comentários:

  1. Parabéns...Moacir é um artista muito talentoso. Este trabalho de reciclagem, é perfeito, um artesão de mão cheia, merece todo o reconhecimento.


    Claudinha Duarte

    ResponderExcluir
  2. C'est toujours un plaisir de regarder et de découvrir le travail d'un professeur passioné et des élèves qui s'investissent avec plaisir ,, Merci Moacir pour ces découvertes et félicitations à tout le monde pour ces beaux spétacles que je découvre à travers les vidéos et photos.

    ResponderExcluir